Joaquim Maria Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Abolição da Escravatura

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, tentaram escravizar índios, mas esses foram protegidos pelos religiosos. Então decidiram trazer africanos para serem escravos.
O transporte dos escravos era feito por navios, eles eram deixados no porão. Devido às péssimas condições do navio, muitos deles morriam na viagem, e por isso eram jogados ao mar.
Os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo) achavam a prática desumana, mas a maioria achava normal.
O motivo da escravidão continuar por mais 300 anos era a economia, pois o país contava com os escravos para fazer trabalhos de roça, e outras tarefas mais pesadas.
A primeira mobilização para o fim da escravidão foi em 1850 foi criada a lei da extinção do tráfico negreiro mas ainda não era respeitada pelos compradores, até que em 1871 foi criada a Lei do Ventre Livre, que dizia que todos que nascem filhos de escravos a partir de sua promulgação eram livres.
Até que em 1885 a lei dos Sexagenários, que beneficiava os negros com mais de 65 anos, mas esta lei ainda não predominava entre os vendedores e compradores. Então, que finalmente no dia 13 de maio de 1888 foi criada a lei Áurea, que liberta de vez os escravos no Brasil. A lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, e finalmente respeitada pela sociedade Brasileira.

Texto escrito por Guilherme Rodrigues, Lucas Schindler e Pedro W.

Nenhum comentário: